top of page

O óleo de rícino é um óleo extraído das sementes da planta medicinal Ricinus communis, também conhecida popularmente por Mamona, Carrapateira, Bafureira ou Baga.

 

Por ser um óleo, ele não se mistura com a rícina, componente tóxico da mamona, e por isso sua extração e uso é segura. Entre seus componentes estão os ácidos graxos, sendo o principal o ácido ricinoleico, exclusivo dessa planta. Ele contém também o ácido oleico (parcela do ômega 9), ácido linoleico e ácido linolênico (parcelas do ômega 6), ácido palmítico e ácido esteárico, além de sais minerais e vitamina E. Rico em ácidos graxos e atua como um umidificante, absorvendo para si própria a umidade do ambiente, não permitindo o ressecamento dos fios do cabelo.

Por ser uma substância rica em propriedades medicinais e cosméticas, o óleo de rícino é usado em diversos tratamentos, desde de antioxidantes e anti-inflamatórios, até mesmo como um poderoso auxiliar e incentivador no crescimento do cabelo.

 

Benefícios do óleo de rícino para os cabelos

 

Este produto tem propriedades tanto de hidratação dos fios de cabelo quanto de limpeza do couro cabeludo, sendo indicado nos seguintes casos: Estimula o couro cabeludo e os folículos pilosos (local onde os cabelos nascem), fortalecendo assim os fios com isto pode dar maior volume ao fio de cabelo. Isso ocorre porque esse ácido graxo Estes nutrientes também ajudam a melhorar o aspecto do fio de cabelo, já que ele sela as cutículas, impedindo que os cabelos fiquem com aparência elétrica e ressecada, dando brilho aos cabelos e uma aparência mais sedosa.

 

Ele também tem propriedades antifúngicas que limpam o couro cabeludo, ajudando a combater a caspa, que normalmente é causada por fungos. Além disso ele evita o ressecamento dos fios, prevenindo a descamação do couro cabeludo.

 

Como usar o óleo de rícino no cabelo

 

A várias formas de uso mas a receita mais rápida é aplicar uma pequena porção do óleo após o xampu do meio para as pontas, deixe pelo tempo do banho e enxague para aplicar o condicionador.

 

Pele ressecada e envelhecida

 

Ele é um hidratante natural e pode ser benéfico para quem sofre com a pele ressecada. Ele impede a perda de água deste tipo de pele, mantendo-a hidratada, mais forte e brilhante. O resultado? Uma pele com menos rugas e marcas de envelhecimento.

 

Cicatrizante potente, devido principalmente à presença da vitamina E. Por isso, ele pode ser um aliado de pessoas com estrias recentes (aquelas com aspecto avermelhado).

Sua capacidade de cicatrização aliada à hidratação natural o tornam um bom cosmético pós-sol, principalmente após queimaduras solares, mas sempre misturado a algum creme e nunca diretamente na pele.

O melhor é misturá-lo em um creme hidratante neutro ou manteiga hidratante, na proporção de uma colher de chá para cada 50 mL de produto. Além disso, sempre o aplique-o após a higienização da pele, para garantir seu efeito.

Como as moléculas dele são grandes, usar água morna para abrir os poros ajuda na sua maior adesão na pele.

–– Indicado para tratamentos de acne;   

          

 Benefícios do óleo de rícino para as unhas e como usar

 

O óleo de rícino pode contribuir com a hidratação das cutículas, principalmente devido a sua capacidade de criar uma película protetora da pele, impedindo que a água seja perdida para o ambiente externo.

Essa camada protetora também ajuda no fortalecimento de unhas quebradiças.

Para aproveitar os benefícios é só aplicar o óleo de rícino puro nas unhas e deixar por uma hora.

 

Benefícios do óleo de rícino para as sobrancelhas e cílios e como usar

 

Muito usado para melhorar o crescimento das sobrancelhas e cílios. De fato, ele ajuda por engrossar os fios e torná-los mais vistosos, dando a impressão de que estão mais numerosos.

O uso nas sobrancelhas é liberado, mas nos olhos é preciso ter cuidado, já que não se sabe que efeito eles podem ter na visão.

Benefícios do óleo de rícino para a barba e como usar

 

O óleo de rícino age nos pelos da barba da mesma forma como nos cabelos e pode ser usado para estimular o crescimento de uma barba com pelos mais grossos e fortes, deixando-a mais cheia. 

 

O modo de usar é simples: aplicar na pele do queixo massageando. Pode-se retirar no banho em seguida ou passar antes de dormir e retirar no dia seguinte. 

 

Contraindicações

 

Seu uso tópico não deve ser usado em gestantes, lactantes e crianças com menos de 12 anos, mas faltam estudos comprovando se ele pode causar efeitos nestes grupos.

Além disso, ele não deve ser aplicado em mucosas, como boca, olhos e orelhas.

Usar preferencialmente em até 60 dias após aberto o frasco.        Uso externo

O Armazém Fruto da Terra não se responsabiliza pelo mau uso dos produtos, antes de usar, sempre se atente as dosagens recomendadas de cada produto. Faça teste alérgico antes (use em uma pequena região uma pequena quantidade do produto e verifique se não é alérgico).

 

50 ml                                             

Óleo Vegetal de Rícino 100% Puro 50 ml

R$ 49,00Preço
    bottom of page