Óleo Vegetal de Sucupira ( Pterodon pubescens)

Atualizado: 18 de Set de 2019


A sucupira é uma popular planta medicinal nativa do cerrado brasileiro e cada parte da planta da sucupira apresenta diferentes compostos bioativos. A presença de alcaloides na casca e folhas, isoflavonas e alguns triterpenos na semente e nos frutos. Os alcaloides se destacam pela ação antimicrobiana e antiparasitária. Já as isoflavonas têm atividade neuroprotetora, anticâncer e contra acidente cardiovascular, derivado de sua capacidade antioxidante. Os triterpenos têm atividade antiinflmatória, antioxidante, antiartrítica, antidiabética, cardioprotetora, antiproliferativa, quimioprotetora e citoprotetora.Sua propriedade anti-inflamatória é uma das mais evidentes e indicam que os flavonoides encontrados na semente e no óleo de sucupira têm o poder de diminuir a produção de prostaglandinas, substâncias capazes de transmitir e aumentar as dores. A ação antioxidante é responsável por eliminar os radicais livres, elementos que podem prejudicar a nossa saúde e até mesmo causar alguns tipos de câncer e doenças crônicas. Há muito tempo esta espécie vegetal vem sendo frequentemente utilizada pela medicina popular para tratamento de artrite, gota e doenças músculo esqueléticas e que o uso da sucupira pode diminuir a inflamação muscular, induzida por processos oxidativos como a artrite. Ao longo de 11 anos os laboratórios do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da UNICAMP estudou os poderes medicinais da sucupira. Atualmente já foram comprovados cientificamente que as sementes da Sucupira têm substâncias que estão envolvidas com o processo de inibição da dor da inflamação e de certos tipos de Câncer, como o de próstata, por exemplo. Saiba Mais: www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/novembro2008/ju415_pag04.php O óleo possui propriedade emoliente na pele com alto poder de hidratação e regeneração. Proporciona uma sensação de alivio e bem estar físico.

– Propriedade Antisséptica é indicado para evitar a contaminação em uma ferida, machucado aberto, inibir a proliferação de bactérias e micro-organismos na superfície da pele e de mucosas. Ele possui seu valor antisséptico reconhecido por quem o utiliza.

– Propriedade Antibiótica Sua função antibiótica indica que pode ser utilizado para combater as infecções causadas por bactérias no corpo humano.

– Propriedade Anti-inflamatória As inflamações nos tecidos podem ser inibidas pelo seu uso. Dores musculares também podem ser amenizadas com a utilização do óleo, usado em massagem local.

– Propriedade Analgésica utilizado para o alívio de diversos tipos de dores, especialmente dores relacionadas a inflamações. As informações contidas aqui não devem ser usadas para automedicação e não substituem em hipótese alguma,as orientações dadas pelo profissional da área médica.Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado.Produto em estudo para Avaliação científica das indicações terapêuticas e da toxidade ,o uso deste produto está Baseado em indicações Tradicionais. Extraídoda flora brasileira - Produto Fitoterápico Nota: Este produto não é remédio ou medicamento e, sim um Fitoterápico e sua utilização não pode ser feita em detrimento de cuidados médicos. O “Armazém Fruto da Terra” não se responsabiliza pelo uso inadequado do produto.

13 visualizações

©2019 por Armazém Fruto da Terra.  Imagens são de autoria de Armazém Fruto da Terra e estão protegidas pela lei de direitos autorais