top of page

Adoecer e Curar-se

As doenças fisicas ou psicológicas resultam de comportamenttos sentimentos ou pensamentos desencadeados em uma época de nossa vida e guardadas em nosso inconsciente. Estas causas percorrem um longo caminho até se transformarem em doenças, para que possamos nos curar precisaremos descobri-las e resolvê-las..


Daquilo que não quremos ser consciêntes ignoramos e acreditamos que deixar de lado, desaparece de fato ou, na terminologia de C. G. Jung, na sombra. A sombra consiste portanto de tudo aquilo que não percebemos e não aceitamos, e não gostaríamos de ver. Em posição diametralmente oposta está o Ego, que consiste de tudo aquilo que aceitamos em nós e com o qual os identificamos. Neste sentido, não há nenhum Ego nem nenhum ser humano que se alegre ao reencontrar os temas acumulados na sombra.


Como, entretanto, a sombra é uma parte necessária de nossa totalidade, somente podemos tornar-nos sãos, no sentido de íntegros, através justamente de sua integração.Uma pessoa inteira consiste de ego e sombra. Os dois juntos resultam no “si mesmo”, ou self, que representa a pessoa integrada, que realizou a si mesma. A aceitação e a elaboração dos temas das sombra materializados nos sintomas é consequentemente um caminho de busca de si mesmo. Sintomas são manifestações da sombra muito acessíveis devido ao fato de terem emergido das profundezas da alma para a superfície do mundo corpóreo, tornando-se assim excepcionais indicadores do caminho da perfeição. (Texto retirado do Livro “A Doença como Linguagem da Alma”, Autor: Rudiger Dahlke, p. 19)


O caminho da cura passa pelo autoconhecimento, por uma investigação profunda dos significados espirituais/psicológicos de nossas doenças e da relação que conseguimos fazer com situações doloridas de nossa vida. Situações estas que na época não conseguimos aceitar ou mesmo enxergar. O exercício de reconhecer e lidar com nossas dores é difícil e precisa de um exercício de auto-análise que na maioria das vezes exige que busquemos ajuda profissional. Seja de um Psicologo, Psicanalista ou de outros métodos de terapias Integrativas Complementares c.omo Aromaterapia, etc



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page