top of page

Alergias típicas de inverno são aliviadas com Aromaterapia

Atualizado: 18 de set. de 2019

Sinusite, Rinite, Bronquite, Asma, Inflamação de Garganta, Gripes, Resfriados Aprenda receitas que melhoram sinusite, tosse, espirros, coceira e até enxaquecas. Alergia é a resposta do organismo ao se deparar com substâncias estranhas. A imunoglobulina, proteína presente no sangue, identifica alguma coisa diferente e, acreditando que esse invasor é perigoso, fixa-se a esse agente e libera imediatamente a histamina, substância relacionada aos sintomas alérgicos. As reações alérgicas ocorrem quando essas substâncias são inaladas, ingeridas ou colocadas em contato com a pele. A alergia pode também ser hereditária. O aleitamento materno no primeiro semestre de vida ajuda a diminuir o risco de quadros alérgicos na infância.É preciso frisar que a diferença entre alergia e intolerância. Alergias são defesas do organismo. Intolerâncias nada têm a ver com o sistema imunológico. Elas ocorrem quando o alimento não é digerido da maneira correta, por isso, seus sintomas atingem o sistema gastrointestinal, como dores no estômago, excesso de gases intestinais, queimação na garganta, vômitos e diarreia. O contato com poeira, ácaros, mofo, pêlo e pele de animais (gato e cachorro), picadas de insetos, medicamentos, alimentos e pólens de flores são os principais agentes causadores das Alergias mais comuns.

Principais tipos de alergias de Inverno;

Alergia nasal: A rinite alérgica, a inflamação da mucosa do nariz é provocada pela poeira doméstica e ácaros. Causa espirros repetidos, coceira nasal, tosse crônica noturna, olhos lacrimejando e coçando.Alergia respiratória: A asma é uma doença acompanhada pela inflamação alérgica das vias respiratórias, provocada por ácaros, pólen, mofo, medicamentos, atividade física inadequada, refluxo gastroesofágico e até mesmo causas emocionais. Causa falta de ar, chiado no peito e tosse acompanhada de secreção. Alergia ocular: A conjuntivite é a mais comum, provocando irritação, vermelhidão, coceira e lacrimejamento dos olhos.

Por que as alergias são mais comuns durante o inverno?

Especialistas afirmam que o inverno agrava as alergias. Idosos e crianças são os mais atingidos. Estima-se que de 20 a 25% da população tenha algum tipo de alergia. Aglomerações em locais fechados, roupas guardadas há muito tempo facilitam a proliferação de fungos e ácaros, por isso a estação mais fria do ano é campeã nos casos de alergia.Asma, sinusite, bronquite e rinite são as principais alergias de inverno. No mundo, de 30 a 40 % da população possuem doenças alérgicas, de acordo com a World Allergy Organization.  Segundo a ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia) a asma afeta 10% da população brasileira, sendo responsável por aproximadamente 400 mil internações e cerca de 2 mil óbitos. A rinite alérgica tem estreita relação com a asma. Dados indicam que 78% das pessoas com asma têm rinite alérgica. Alergias na peleAs alergias na pele também são muito comuns no inverno. Segundo a dermatologista Ana Lúcia Recio, a pirtíase alba, caracterizada por manchas brancas, amarelas,  acastanhadas ou róseas no rosto é comum em pessoas com asma, rinite alérgica e eczema atópico, pois, a pele desses pacientes é mais seca. Em crianças a pirtíase alba ataca as dobras cutâneas dos braços e das pernas. Possíveis complicaçõesQuando não tratada, a alergia leva ao choque anafilático. Esta reação surge poucos segundos ou minutos após a exposição a um agente alérgico. Caso a pessoa desmaie, vire-a de lado e chame socorro. Os principais sintomas do choque anafilático são:Coceira e vermelhidão na pele sensação de bola na garganta boca, olhos e nariz inchados Sudorese intensa, dor abdominal, náuseas, vômitos, tontura, desmaio aumento dos batimentos cardíacos.Assim que chegar ao hospital, o alérgico recebe uma injeção de adrenalina subcutânea e uma máscara de oxigênio. Em casos graves, o inchaço da garganta (edema de glote) não permite a passagem do ar para os pulmões, sendo necessário realizar uma cricotireodostomia, procedimento cirúrgico onde é feito um pequeno corte na garganta para restabelecer a respiração e evitar alterações cerebrais. Por isso, a importância na rapidez do atendimento médico para diagnóstico.

Como diagnosticar as alergias?

O diagnóstico é feito em uma clínica de alergia e pneumologia. O médico reúne informações sobre os sintomas, antecedentes familiares e de doenças, uso de medicamentos e estilo de vida. Em seguida é feito um exame físico, faz ausculta do seu pulmão, mede pressão, temperatura, pulso, analisa aspectos da mucosa em cavidades e procura alterações nos tecidos. Para complementar essas investigações poderão ser solicitados os seguintes exames: Exames de função respiratóriaO paciente faz manobras respiratórias em aparelhos computadorizados capazes de avaliar a respiração. Com esse exame, o médico distingue se o distúrbio é constritivo, relacionado com a asma brônquica, ou restritivo, relacionado com o enfisema pulmonar. Ainda é possível analisar a resposta da medicação e permite a realização de suposições sobre a evolução do quadro.Patch: testes alérgicos ou testes de contatoConsiste em aplicar substâncias alérgicas na pele e deixar por 48 horas. Após o prazo, verifica-se qual a reação (vermelhidão, edema e às vezes uma espécie de queimadura local). Algumas vezes, o médico submete o paciente a raios solares por 30 minutos, a fim de estimular a reação nas próximas 24 horas e repetir o exame. Esse exame é muito eficiente para diagnosticar alergias a cosméticos, substâncias de contato e dermatites profissionais. Teste de provocaçãoSão utilizadas substâncias suspeitas de provocar alergias. Os testes de provocação podem ser de provocação inespecífica, onde são empregados agentes alérgicos em doses suficientes para medir a sensibilidade, de provocação oral para detectar alergias alimentares, provocação nasal ou bronco provocação, onde o paciente ingere ou inala o agente alérgico suspeito. Os testes de provocação desencadeiam reações intensas, portanto, sua aplicação é restrita a profissionais experientes. Testes alérgicos por intradermo reação ou pinturaConsistem na aplicação das substâncias suspeitas de provocar a alergia. A vermelhidão e o edema surgem após 15 ou 20 minutos e desaparecem depois de duas horas e não deixam marcas. Eficazes quando a alergia é provocada por agentes que entram no organismo via inalação. Não tendo eficácia igual a quadros alérgicos causados por alimentos, bactérias ou vírus. RAST, MAST, ELIZA ou testes in vitro com anticorpos monoclonaisÉ coletado material no sangue periférico, através de técnicas de detecção dos antígenos por anticorpos monoclonais, específicos para cada substância pesquisada ou por múltiplos grupos de substâncias. Apresenta a desvantagem de não ser imediato como os testes cutâneos. Esses testes são voltados para crianças muito pequenas, pois, os exames cutâneos dão pouca reação e são difíceis de executar.

Como tratar as alergias?

As alergias não têm cura, contudo, podem ser controladas. Na fase aguda o tratamento é à base de anti-histamínicos e corticoides por via intramuscular ou endovenosa. Nas alergias respiratórias são realizadas nebulizações com substâncias que dilatam os brônquios. Na fase crônica, a imunoterapia específica ou dessensibilização com doses de alérgeno. Inicialmente, as doses são baixas, mas, são aumentadas gradualmente, a fim de dessensibilizar o organismo. A imunoterapia específica é o único realmente capaz de modificar o curso natural da doença..Tratamento naturalHomeopatiaAntes de procurar um médico homeopata, consulte o médico que prescreveu o tratamento convencional.Os médicos homeopatas solicitam exames laboratoriais e de imagens antes de iniciar o tratamento.A homeopatia é um sistema terapêutico que restaura o organismo aos estágios que precedem a vida. Para os médicos homeopatas, as doenças são desequilíbrios que se manifestam de diferentes formas durante a vida. Ela é orientada por quatro pilares: lei dos semelhantes, experimentação na pessoa sadia, doses infinitesimais e medicamento único.A lei dos semelhantes diz que a doença pode ser curada pela substância responsável por produzir os sintomas. A experimentação na pessoa sadia aponta que os medicamentos homeopáticos devem ser testados em pessoas. As doses infinitesimais consistem na diluição drástica de um medicamento e agitação, a fim de “despertar” propriedades do remédio.As doses infinitesimais são consideradas controversas. Segundo os médicos, após este procedimento, pode não existir mais nenhuma molécula do princípio ativo original. Contudo, seus defensores, relatam que fenômenos da física quânticos ainda desconhecidos explicam a eficácia dos remédios homeopáticos.O medicamento único não é consenso entre os médicos homeopatas. Ele é feito por partes. O paciente toma o remédio que tenha maior número de estímulos para os sintomas apresentados pelos pacientes. Isso possibilita a avaliação da eficácia da terapia. Segundo Marcus Zulian Teixeira, professor e coordenador da disciplina Fundamentos da Homeopatia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), plantas venenosas ou metais tóxicos, como o mercúrio, por exemplo, podem servir de base para alguns medicamentos, mas, graças à ultradiluição remove as características nocivas desses elementos.Homeopatia para alergias em criançasO acompanhamento homeopático infantil pode começar logo após o nascimento. Mas, a homeopatia não tem uma adaptação para as crianças. São receitados os mesmos remédios para os adultos. Ao contrário do que se propaga os médicos homeopatas não são contrários à vacinação. A homeopatia é uma das 53 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina, por isso, o pediatra homeopata deve incentivar as mães a terem a caderneta de vacinação em dia.

Outra opção de tratamento natural são os chás. Caso o médico não apresentar objeções, pode-se associá-los medicamentos convencionais. Vejam quais são os mais conhecidos:

Aromaterapia

A verdadeira Aromaterapia utiliza-se de Óleos Essenciais e Óleos Vegetais puros. Suas propriedades e eficácia não se detêm apenas a um cheiro agradável, capaz de provocar sensações, mas sim a um grande poder terapêutico extraído da natureza. Os Óleos Essenciais puros podem tratar a mente e o corpo, mas seus benefícios estão diretamente ligados ao processo de cultivo, extração e armazenamento, que necessariamente deve levar ao consumidor final a pureza total.Por isto nós do "Armazém Fruto da Terra" usamos os melhores óleos dos melhores lugares do mundo, onde seus princípios ativos são cultivados, extraídos e armazenados da melhor maneira. Para que possam surtir o pleno efeito desejado no nível terapêutico. Tempo seco e frio é sinônimo de alergia. Tosse, rinite, rouquidão, espirros e coceira são comuns nesta época do ano e depender de corticoides não é a melhor solução para o problema. Dá para optar pela Aromaterapia, um método natural, mas cientificamente comprovado, para combater esses sintomas desagradáveis.Aprenda a preparar sinergias – misturas de Óleos Essenciais puros e Óleos Vegetais – que podem ajudar a combater os sintomas de alergia, sinusites, coceira e até enxaqueca, comum também nos dias frios. A utilização de Óleos Essenciais é muito útil. Eles podem ser usados de maneiras diferentes, em banhos, vaporizadores e massagens (peito e costas), ou no inalador pessoal:Nós do Armazém Fruto da Terra desenvolvemos uma Sinergia para Vias Respiratórias já pronta para aliviar os sintomas das Alergias Respiratórias em três tamanhos para atender a variadas necessidades de usos e transporte. https://www.armazemfrutodaterra.com.br/product-page/sinergia-50-ml https://www.armazemfrutodaterra.com.br/product-page/sinergia-para-vias-a%C3%A9reas-20-ml https://www.armazemfrutodaterra.com.br/product-page/sinergia-para-vias-a%C3%A9reas-10-ml Mas se preferir montar a sua própria sinergia em doses únicas segue receita abaixo; Sinergia para sinusite para Inalação2 gotas de Óleo Essencial de Eucalipto Glóbulos 2 gotas de Óleo Essencial de Tea Tree2 gotas de Óleo Essencial de Limão2 gotas de Óleo Essencial de Alecrim –caso for hipertenso, 2 gota de O.E de cedro 2 gotas de Óleo Essencial de Hortelã PimentaMisture os óleos em água aquecida e inale, com a cabeça coberta, mantendo os olhos fechados. O Alecrim, Eucalipto, Hortelã e Limão descongestionam e limpam o sistema respiratório, enquanto o Tea Tree é um poderoso bactericida. A mistura dos óleos propicia alívio dos sintomas e tratamento da causa, trazendo bem-estar inclusive na hora de dormir.Link para acessar a loja virtual onde encontrara informações detalhadas de cada óleo;https://www.armazemfrutodaterra.com.br/product-page/%C3%B3leo-essencilal-de-eucaliptos-eucalypthus-globulus-100-puro https://www.armazemfrutodaterra.com.br/product-page/%C3%B2leo-essencial-de-tea-tree-melaleuca-altenifolia-100-puro https://www.armazemfrutodaterra.com.br/product-page/%C3%B3leo-essencial-de-lim%C3%A3o-siciliano https://www.armazemfrutodaterra.com.br/product-page/oleo-essencial-alecrim https://www.armazemfrutodaterra.com.br/product-page/%C3%B3leo-essencial-de-cipreste-10ml https://www.armazemfrutodaterra.com.br/product-page/%C3%B3leo-essencial-de-hortel%C3%A3-pimenta Sinergia para rinite e alergias da pele10 ml de Óleo Vegetal de Amêndoa Doce2 gotas de Óleo Essencial de Eucalipto Glóbulos2 gotas de Óleo Essencial de Lavanda2 gotas Óleo Essencial de Sálvia SclareiaEsta sinergia acalma a pele, até mesmo quando a água do banho muito quente deixa-a avermelhada. Aplique-a na pele limpa e seca. Os Óleos Essenciais presentes nesta sinergia liberam aromas que são também muito eficazes em alergias respiratórias, quando há secreção, pois o Eucalipto e a Sálvia agem nas vias aéreas, diminuindo o catarro.Link para acessar a loja virtual onde encontrara informações detalhadas de cada óleo; https://www.armazemfrutodaterra.com.br/product-page/%C3%B3leos-para-banho-e-massagem https://www.armazemfrutodaterra.com.br/product-page/%C3%B3leo-essencilal-de-eucaliptos-eucalypthus-globulus-100-puro https://www.armazemfrutodaterra.com.br/product-page/oleo-essencial-lavanda-francesa https://www.armazemfrutodaterra.com.br/product-page/%C3%B3leo-essencial-de-salvia-sclarea-5ml Sinergia para coceira2 gotas de Óleo Essencial de Tea Tree1 gota de Óleo Essencial de Palmarosa2 gotas Óleo Essencial de Lavanda10 ml de Óleo Vegetal de Amêndoa DoceO Tea Tree tem ação fungicida e bactericida, enquanto que a Lavanda reconstitui a pele e Palmarosa a hidrata. Por isso, é uma combinação perfeita para casos de coceira e descamação. Aplique a sinergia na pele limpa e seca. Sinergia para tosse seca e enxaqueca2 gotas de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta1 gota de Óleo Essencial de Lavanda2 gotas Óleo Essencial de Tea TreeColoque os óleos no Aromatizador ou difusor, elétrico ou pessoal. A Lavanda é tranquilizante e acalma a ansiedade; a Hortelã Pimenta atua na enxaqueca e nas vias respiratórias e o Tea Tree tem ação bactericida. O óleo de Hortelã Pimenta também pode ser usado sozinho para diminuir as dores de cabeça. Basta aplicar uma gota nos dedos e massagear as têmporas. Sinergia para Infecções de garganta 1 gota de Oleo Essencial de tea tree1 gota de Oleo Essencial de lavanda, dissolvidos em uma colher de sopa de gel neutro. Misture bem e aplique o gel em toda a garganta (aplicar na pele/pescoço) 2 vezes ao dia. Sinergia para Otite 1 gota de Oleo Essencial de sálvia esclaréia 1 gota de Óleo Essencial Melaleuca no algodão e coloque a pequena buxinha de algodão no ouvido, 1 vez ao dia e coloque por 4 dias consecutivos. Sinergia para ConjuntiviteE, para fechar a lista, temos a Conjuntivite. Experimente a dica! 1 gota de óleo essencial de lavanda diluída em 1 colher de gel de babosa e 100ml de água. Lavar o olho com esta receita 3 vezes ao dia, durante 7 dias.

Outras Dicas;

Beba bastante líquido;Não fume;Coma legumes, verduras e frutas;Tente respirar pelo nariz. As narinas filtram e aquecem o ar antes dele entrar no sistema respiratório;Evite tapetes, carpetes e bichos de pelúcia;Tenha móveis com bordas simples, de limpeza fácil;Faça a manutenção do ar condicionado;Troque as roupas de cama semanalmente;Troque os travesseiros uma vez por ano. Prefira os modelos com espuma inteiriça;Encape travesseiros e colchões com capas antiácaros;Limpe a casa diariamente com água, sabão e produtos de limpeza naturais; Não usar vassouras e espanadores, nem aspiradores de pó que não tenham filtros para reter partículas pequenas.Alergia é algo muito sério. Se você estiver com coceira intensa, tosse crônica noturna, espirros repetidos e olhos lacrimejando, não tome remédios por conta própria. Procure imediatamente uma clínica especializada em alergias. Siga as orientações médicas e coloque em prática as dicas acima. Hábitos saudáveis evitam e são importantes no tratamento.

CHÁS de ERVAS NATURAIS que ajudam a amenizar as alergias;
Chá de urtiga

A planta possui propriedades anti-histamínicas. Diminui a coceira, vermelhidão e inchaço da peleIngredientes40 g de urtiga400 ml de água ferventeModo de fazerColoque as folhas secas na água fervida. Deixe repousar em um recipiente tampado. Quando estiver morno, filtre e beba uma xícara. Não tome mais de três xícaras por dia. Para alergias na pele faça compressas nas áreas afetadas com gaze ou algodão. Deixe agir por 15 minutos.

Chá de sabugueiro

Atua sobre a glândula supra-renal, aliviando os sintomas.Ingredientes1 colher (sopa) folhas secas de sabugueiro1 xícara de água ferventeModo de preparoColoque as folhas secas em uma xícara e acrescente água fervente. Coloque um pires para cobrir a xícara e deixe esfriar. Coe e adoce com um pouco de mel, pois, este possui propriedades que ajudam a desintoxicar o corpo.

Entretanto, é necessário adotar algumas medidas para ajudar no tratamento, e até mesmo evitá-las.




Quando Deus criou o homem, insuflou em suas narinas o sopro da vida!”(Gn 2,7)A primeira coisa que fazemos ao nascer é respirar e será a última que faremos quando morrermos. Respirar significa estar vivo! Fonte: Diversas, incluindo maxpressnet.com.br

320 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page