top of page

Aromaterapia Na Gripe

Atualizado: 18 de set. de 2019


O que a aromaterapia pode fazer pela sua saúde num quadro gripal

A aromaterapia olha para o individuo de forma ampla, física e mental inicialmente se busca cuidar não só dos sintomas que ela apresenta ( dores, congestão, inflamações, tosse, mal estar generalizado, ), mas com uma visão holística utilizando OE com propriedades terapêuticas que atendam as necessidades do quadro clinico e também atender a pessoa em suas necessidades emocionais relacionadas ao estresse, tristeza, ansiedade e a tensão, pois em muitas condições negativas de saúde o nível destes sintomas estão elevados e contribuem intensamente para o agravamento do quadro apresentado.

O exemplo é o tratamento para a gripe que foca no desconforto que o quadro provoca, usando OE que apresentem propriedades terapêuticas apropriadas - descongestionantes, expectorante, antiespasmódico, broncodilatador, virótico, tônico e analgésico. Mas o bom profissional não deixará de incluir no tratamento os OE que contenham efeito antiestressor, ansiolítico, antidepressivo e relaxante para ajudar a minimizar o nível destes sintomas.

Há inúmeros recursos para ajudar nos sintomas de gripe e entre eles o tão usado chá que tanto pode ser de limão, ou gengibre, ou ainda de hortelã e mel escolha aquele que mais lhe agrada e se dê uma pausa, isto lhe ajudara a refletir sobre os movimentos que te circundam, e a ver o que e quem não lhe faz bem.

Na medicina não existe uma doença chamada gripe, esse termo é comum para designar um resfriado que é um processo infeccioso das vias aéreas respiratórias superiores causado pelo vírus "influenza". Esse vírus não se restringe ao nariz, difunde-se por toda a circulação, provocando cansaço, indisposição e fadiga muscular.

Casos de gripe ocorrem, geralmente, durante alguma mudança, podendo não ser mudanças significativas, basta ser uma mudança inusitada, em que o indivíduo se atrapalha para adaptar-se a nova dinâmica, ou ainda a simples perspectiva de mudança que o deixa amedrontado.

Quando a gripe se instala no organismo, demonstra que a pessoa está atravessando ou acabou de passar por um período de muita confusão interior. Esse estado é um somatório de pequenas coisas com as quais não tem habilidade para lidar. Então, o indivíduo acaba por atropelar-se, querendo resolver tudo ao mesmo tempo.

A gripe é a manifestação inconsciente da fuga, um instrumento perfeito para que a pessoa se afaste das situações desagradáveis e conflitantes do cotidiano. Ela requer repouso, é a pausa de que se necessita, mas que a pessoa não se permite dar. No íntimo esse quadro mostra que se está cansado de tudo, não deseja mais nada, só um tempo para descansar a cabeça e as emoções e se refazer física e emocionalmente. Só assim é possível se dedicar a si mesmo, a gripe ou o resfriado revela que é chegado o momento do auto cuidado, tipo, agora é a sua vez, seu corpo não tem mais energia e exige repouso.

Não espere chegar a esse ponto, atenda às solicitações de seu corpo, respeite seus limites fisico e psíquico. Saiba se desprender do velho, abrace o novo, dê boas vindas as 'mudanças' e confie que tudo ficará bem. Aprenda com a natureza, que muda em cada estação, ela não tenta reter o que já acabou, apenas deixa ir e abraça o novo seguindo o fluxo natural da vidas.

Valcapelli & Gasparetto - Vol 1






19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page