Ayurveda a medicina Indiana milenar

Quando se fala em Ayurveda a primeira coisa que nos vem à mente é massagem. A maioria das pessoas pensa que esta é apenas uma técnica de massagem com objetivo especifico de relaxamento.

Quem conhece Ayurveda, porém, sabe que as massagens (abyanga, shirodhara, etc) fazem parte de um tratamento ayurvédico, mas Ayurveda em si, é uma ciência muito mais ampla, que envolve o conhecimento profundo sobre o corpo, mente, alma e de como as doenças se manifestam.

Ayurveda é uma ciência médica da Índia, originada há mais de 5000 anos. A fonte escrita deste conhecimento são livros muito antigos, conhecidos como os Vedas. Os Vedas contêm informações científica e prática em uma ampla variedade de questões, incluindo filosofia, lógica, engenharia, agricultura, economia e política, entre outros assuntos. Estas áreas são fascinantes, mas há um destes livros que explora apenas um dos ramos do conhecimento védico - o da saúde, a Ayurveda.

O conhecimento védico baseia-se no princípio do equilíbrio natural dentro do corpo e a harmonia com o meio ambiente. As pessoas são vistas como parte integrante do seu habitat - não como uma entidade separada do mundo natural. Obter e manter o equilíbrio do corpo e da mente, e com o ambiente externo, é um dos objetivos deste conhecimento. Viver em harmonia com a natureza e de acordo com princípios naturais garante saúde física e paz de espírito.

Usando as características dos elementos, cada objeto em torno de você pode ser considerado e classificado. Isto deve ser feito com o entendimento básico de que tudo é uma mistura de diferentes proporções dos elementos, alguns dos quais podem se manifestar sob diferentes condições.

O equilíbrio e o caráter dos elementos no ambiente está em constante mudança e nunca é estático - a temperatura (agni), umidade (Jala), secura (vayu) e assim por diante estão em um estado natural de fluxo, dependendo da combinação e quantidade de elementos presentes.


Características dos elementos:


Elemento Espaço Akasha

Qualidades: leve, sutil e abundante. Ação: fornece espaço, folgas, abertura. Facilita: som e não-resistência. Substância: qualquer coisa que é leve, abundante, e etéreo. Exemplo: alimentos ocos e leves - pipoca, bolachas. Ingestão: aumenta maciez e leveza no corpo.


Elemento Air Vayu

Qualidades: leve, móvel, fresco, seco, poroso e sutil. Ação: movimento, a evaporação, secura. Facilita: toque e vibração. Substância: tudo que for seco e arejado, ou que cria gás. Exemplo: torradas, biscoitos, repolho, feijão. Ingestão: aumenta a secura, a frieza e circulação.


Elemento Agni Fogo ou Tejas

Qualidades: quente, agudo, seco, sutil, leve e rugosa. Ação: a radiação de calor e luz. Facilita: forma, cor e temperatura. Substância: qualquer coisa combustível e picante. Exemplo: pimentas, gengibre, pimenta, cravo, cominho. Ingestão: aumenta digestão, o metabolismo (fogo e calor), brilho e a cor da pele.


Água ou Jala

Qualidades: oleosa (untuoso), úmido, fresco, macio e pegajoso. Ação: coesão, lubrificação. Facilita: fluidez e sabor (via saliva) Substância: líquido ou aquoso. Exemplo: bebidas, sopas, melão, pepino. Ingestão: aumenta a suavidade, frescor, suavidade e fluxo de fluidos.


Terra Prithvi

Qualidades: pesado, áspero, sólido, estável, lento. Ação: resistência, densidade. Facilita: perfume, odor e forma. Substância: algo sólido e pesado. Exemplo: fritura, queijo, bolos, banana. Ingestão: aumenta peso, a estabilidade, a obesidade e solidez do corpo.


Dosha refere-se apenas as três energias biológicas de vata, pitta e kapha. Como um desequilíbrio dessas combinações de elementos é a causa direta de doença física, eles são os principais fatores causadores de doença (os "contaminantes").

Constituição Física Todo ser humano normalmente tem vários graus de vata, pitta e kapha. Os doshas, geralmente, não estão presentes em proporções iguais. Na maioria das pessoas há uma distribuição desigual natural. Muito raramente, uma pessoa pode ter uma distribuição completamente uniforme dos doshas.

Embora cada um de nós tenha características de vata, pitta ou kapha em graus diferentes, uma dessas naturezas elementares vai dominar é será o dosha principal. Cada tipo de dosha ou a sua combinação é reconhecido em Ayurveda, que enumera sete tipos de constituição física separada com base nos três tipos básicos: 1) vata 2) pitta 3) kapha 4) pitta-vata 5) kapha-vata 6) kapha-pitta 7) vata-pitta-kapha.

Vata dosha Pessoas com uma vata dosha predominante apresentam características físicas e emocionais ligadas às qualidades dos elementos espaço / akasha e ar / vayu. São muito ativas - móveis, agitadas e energéticas. Elas têm metabolismo rápido, por isso muitas vezes são magras com pouco desenvolvimento muscular e as articulações são salientes que estalam e fazem ruídos. Sua pele é seca, áspera e fina, com veias visíveis.

O sono, alimentação e hábitos pessoais são irregulares e erráticos, o apetite e desejo sexual variam entre extremos. Têm sono leve e são facilmente perturbados e propensos à insônia. Sua fala e movimento costuma ser rápida, eles são falantes e desfrutam de todas as formas de comunicação. Eles não gostam de ambientes frios, com ventos ou ambientes secos. Refriam-se rapidamente ou sentem arrepios facilmente. Extremidades (mãos e pés) são frios.

Pitta dosha Pessoas com um dosha pitta possuem o elemento fogo / agni como elemento predominante. Eles são de estatura mediana, com maior desenvolvimento muscular do que a exibida por vata. Sua pele é macia e quente, e eles têm uma grande quantidade de calor corporal e muitas vezes transpiram excessivamente. Seu cabelo é fino e avermelhado ou loiro e eles podem apresentar envelhecimento precoce, calvície ou queda de cabelo excessiva. Sua pele cora facilmente e muitas vezes eles têm muitas sardas e pintas. A sua pele apresenta acne, erupções cutâneas, contusões ou queimaduras solares facilmente.

Seus desejos e apetite sexual são fortes por natureza. O sono é moderado e não é facilmente perturbado. Indivíduos com predominância de Pitta dosha falam alto e com paixão, e muitas vezes dominam a conversa. Eles têm uma aversão ao calor, luz e radiação solar e e seus olhos são sensíveis.

Kapha dosha Pessoas com kapha dosha predominante tendem a ser pesados ou grandes. Elas muitas vezes estão acima do peso ou ganham peso com facilidade e têm alto desenvolvimento muscular (gordo e redondo). Sua pele é grossa, lisa e úmida, clara ou pálida, com poucas rugas, e o cabelo é oleoso, grosso e ondulado. Seus dentes são fortes, brancos e bem formados.

Pessoas do tipo kapha têm um apetite moderado ou baixo e a digestão lenta. Eles gostam de comer alimentos requintados ou de luxo (que aguçam o paladar e olfato) e preferem comprar e preparar seus alimentos. Suas atividades tendem a ser lentas e metódicas, com muita resistência. Eles são lentos e letárgico ou difíceis de motivar. São propensos a dormir muito e excessivamente. Eles têm uma aparência e voz agradável. Aqueles com dosha kapha não toleram ambientes umidados.

Você não pode mudar sua natureza elementar ou dosha. Por exemplo, se você deseja adquirir qualidades kapha, você não pode fazê-lo comendo uma grande quantidade de alimentos ricos nos elementos água / jala e terra / prithvi. Ao fazer isso, você só vai desequilibrar o seu dosha primário. Alterar sua natureza através da aquisição de qualidades positivas, negativas e minimizar características temperamentais, é o papel da mente.

Quando você está saudável, você geralmente se sente atraído por alimentos similares na composição de elementos de seu próprio corpo. Quando você estiver doente e os elementos estiverem desequilibrados, você se sentirá atraído por alimentos de natureza oposta. Por exemplo, se você está sofrendo de um resfriado ou congestão no peito (devido a um desequilíbrio em kapha), você geralmente evita aqueles alimentos que são de natureza kapha, como laticínios ou alimentos pesados ​​e oleosos.

Pensando nesta ciencia milenar produzimos as sinergias para cada Dosha predominante.

FAÇA O TESTE E DESCUBRA SEU DOSHA! http://www.ayurvedaonline.com.br/doshas.asp

https://www.armazemfrutodaterra.com.br/pagina-de-produto/dosha-vata-50-ml?fbclid=IwAR3TneZmJj-cKZKk9tfOB5zZvBetI2Vpt9nAmmlWuqSo1CgHn7W9Utpre6A


https://www.armazemfrutodaterra.com.br/pagina-de-produto/dosha-kapha-50ml?fbclid=IwAR3TneZmJj-cKZKk9tfOB5zZvBetI2Vpt9nAmmlWuqSo1CgHn7W9Utpre6A




https://www.armazemfrutodaterra.com.br/pagina-de-produto/dosha-pitta-50ml?fbclid=IwAR3TneZmJj-cKZKk9tfOB5zZvBetI2Vpt9nAmmlWuqSo1CgHn7W9Utpre6A

397 visualizações

©2019 por Armazém Fruto da Terra.  Imagens são de autoria de Armazém Fruto da Terra e estão protegidas pela lei de direitos autorais