Manchas na pele e alguns Óleos Vegetais e Essenciais

Que ajudam em todos os níveis.

Óleo vegetal de Rosa Mosqueta

Óleo vegetal Jojoba

Óleo Essencial da Palmarosa (Cymbopogon Martinii).

Óleo essencial de Limão (Lemon) ou Bergamota


Ó Essencial de Tea Tree (Melaleuca alternifólia),

A Aromaterapia cuida integralmente do individuo tanto o físico, mental e emocional. Vamos entender o que há de sutil na mancha escura na pele, tão desacreditada de cura pelos dermatologistas que atinge cada dia mais pessoas e principalmente mulheres. Alguns atribuem à genética, gravidez ou sol, mas a verdade é que o melasma dificilmente terá cura de fora para dentro, sem antes tratar sua causa que nasce de dentro para fora. A psicossomática mostra que é na pele que transbordam nossos desajustes emocionais, em relação a nossa expressão verbal. Pessoas que saem aos 4 cantos, respondendo e atirando suas “convicções”, futuramente, terão toda essa “brasa queimada” depositada sobre suas peles.

O nosso corpo é movido por energia. É ela que faz com que todo o nosso mecanismo trabalhe. Talvez você já tenha ouvido a frase: “No calor da melasma emoção”. Este calor, que faz nossa cara queimar de raiva e nos faz soltar fogo pelas ventas e bolas de fogo como palavras deixam marcas em nosso rosto, para nos fazer perceber que mesmo a palavra, que não é palpavel, deixa suas marcas quando usamos a energia da fala para conduzir palavras destrutivas e negativas.

Evitar a critica ou condenar e queixar-se de alguém, da situação e a você mesmo(a). A verdade aqui é abordada no sentido de se fazer ser verdadeiro consigo mesmo no âmbito emocional, físico, mental e espiritual. A não-violência, na maneira de se comunicar consigo mesmo e com tudo mais a seu redor. O fato de você falar a verdade e vivenciá-la não lhe dá o direito de ser arrogante, prepotente, cruel e agressivo quando exteriorizar a sua verdade. Essa é a mensagem. A verdade pode ser comparada a uma pedra preciosa. Se a lançarmos no rosto de alguém pode ferir, provocando dor e revolta. Mas se a envolvermos em delicada embalagem e a oferecemos com ternura, certamente será aceita com facilidade.

Nosso descontrole afeta primeiro e principalmente a nós mesmo e dessa forma precisamos trabalhar nossas emoções, o que nos leva para a segunda ação dos óleos essenciais:

É através do olfato que as moléculas contidas nos óleos serão conduzidas para dentro de nosso organismo e irão percorrer toda a nossa corrente sanguínea. o nariz é a porta de entrada para nossa consciência.Mesmo para pessoas que por algum motivo não sintam aromas, a aromaterapia é eficiente, pois independente desta resposta mental, as moléculas também serão conduzidas através do ar quando inalado.

Cada tipo de óleo tem uma composição química diferente e é isso que faz com que eles sejam eficientes. Para que sejam ditas coisas positivas, devemos muitas vezes tirar o fogo que torra a nossa paciência, acaba com a nossa tolerância e muitos outros sentimentos que azedam nossas palavras.

O Oleo essencial de Tea Tree (Melaleuca alternifólia), parece ter uma ação anti-inflamatória, calmante e com isso (indiretamente) clareadora na pele e o Óleo Essencial da Palmarosa (Cymbopogon Martinii). é um importante regenerador de tecidos, agindo também como hidratante profundo, o que potencializa o tratamento na pele e vem para mudar a chave mental. Seu aroma é capaz de nos fazer enxergar muitas coisas com mais compaixão. Nos confere mais alegria natural, que é quando nos permitimos aceitar as coisas como são e mudar o que não está bom com amor e calma. Lembre-se; tudo tem sua hora, e nem sempre a sua é a mesma hora que a do outro. Respeite!

Soltar, mas com amor. Soltar os filhos, soltar os pais, e soltar os sentimentos. Deixar nosso coração livre para o amor fluir. E então, através disso, mudar a nossa consciência. Amor não tem forma, não tem receita. Ele existe onde entendemos que não temos a capacidade de mudar os outros. Iniciamos por mudar a nós mesmos e logo veremos o outro de maneira diferente. O mundo não muda. O que muda é a sua maneira de ver o mundo.

Na parte física quando nos expomos ao sol a melanina reage causando o escurecimento da pele. Essa é uma reação normal, com o objetivo de proteger o corpo dos raios solares. Porém, quando a exposição ao sol é excessiva em um curto período e sem a devida proteção, ou prolongada ao longo dos anos, ocorrem lesões na pele, que geram as manchas.

Os hormônios também podem ser causadores de manchas, como o uso de anticoncepcionais ou na gravidez, e podem se intensificar com depilações com cera, idade e falta de cuidados com a pele. Essas manchas muitas vezes são apenas um problema estético, porém há casos em que ela pode evoluir e se tornar um problema mais sério. Existem 3 tipos: o superficial (quando a mancha se encontra na camada mais superficial da pele), o profundo (numa camada mais profunda) e o misto (distribuído nas 2 camadas). Estes últimos são mais difíceis de tratar.

Nas clínicas de estética ou mesmo nos consultórios de dermatologia, a técnica mais utilizada para amenizar as manchas é o peeling – do verbo inglês to peel, que significa descascar, despelar. Na dermatologia, esta técnica é utilizada para remover a camada superficial da pele, estimulando o crescimento de uma camada mais clara, macia e rejuvenescida.

Mas também existem tratamentos naturais que podem ajudar a amenizar as manchas e são fáceis de fazer. Que tal experimentar alguns deles para promover o clareamento das manchas em casa?

Confira abaixo algumas dicas de Aromaterapia que vão deixar sua pele muito mais bonita, uniforme e rejuvenescida.

Máscara clareadora

Ingredientes

1 colher (sopa) de argila cinza ou branca

1 gota de óleo essencial de Limão ou Bergamota

Água

Modo de preparo

Em um recipiente de cerâmica, coloque a argila e acrescente água até obter a consistência de uma pasta grossa. Em outro recipiente, coloque 1 colher (sopa) da argila pronta e acrescente 1 gota do óleo essencial escolhido. Misture bem.

Como usar

Com a ajuda de um pincel ou com os dedos, aplique a máscara pelo rosto. Deixe secar durante aproximadamente 20 minutos. Em seguida, retire o produto com água fria. Esta máscara pode ser utilizada duas vezes por semana.

Nenhuma contra indicação

Propriedades Terapêuticas

As argilas branca e cinza possuem a propriedade de clarear a pele, trazendo brilho e suavidade. Já os óleos essenciais de Limão ou Bergamota clareiam as manchas, são adstringentes e ainda auxiliam no emocional, trazendo a sensação de bem-estar.

Importante

Após utilizar óleos essenciais cítricos na pele, como o de Limão ou Bergamota, não se exponha ao sol durante um período de 12 horas, para não agravar as manchas, ao invés de melhorá-las. Caso haja exposição, é obrigatório o uso de protetor solar com fator FPS acima de 30.

Creme Clareador Noturno

Ingredientes

1 colher (sopa) de Óleo neutro ou creme gel,

1 colher (chá) de óleo vegetal de Rosa Mosqueta

1 gota de óleo essencial de limão

Modo de preparo

Em um recipiente de cerâmica, coloque todos os ingredientes e misture bem.

Como usar

Aplique a mistura no rosto limpo, antes de dormir. Pela manhã, lave bem o rosto com água fria. Utilize este creme de 2 a 3 vezes por semana, durante pelo menos 30 dias.

Contraindicação Nenhuma.

Propriedades Terapêuticas; O óleo vegetal de Rosa Mosqueta é excelente para clarear e dar brilho à pele. Além disso, é leve, rico em ácidos graxos essenciais, tem poder regenerador e possui rápida absorção. Se preferir, utilize-o diretamente sobre a pele, sem misturá-lo ao creme base.

Importante

Utilize o creme apenas durante a noite, pois tanto o óleo vegetal de Rosa Mosqueta, quanto o óleo essencial de limão, são fotossensíveis e podem piorar as manchas, caso você exponha a pele ao sol sem proteção.

Experimente em 50g de óleo vegetal jojoba acrescentar 06 gotas de óleo essencial de Patchouli, 02 gotas de óleo essencial de palmarosa. Misture bem e armazene em embalagem limpa. Aplicação na região 2x ao dia.

Peeling aromático de Palmarosa

Ingredientes

1 colher (sopa) de argila cinza ou branca

1 gota de óleo essencial de Palmarosa

Água aromática de lavanda (hidrolato), encontrada em lojas de Aromaterapia ou de produtos naturais

Modo de preparo

Em um recipiente de cerâmica, coloque a argila e acrescente água até obter a consistência de uma pasta grossa. Em outro recipiente, coloque 1 colher da argila pronta e acrescente o óleo essencial de Palmarosa.

Como usar

Com a ajuda de um pincel ou com os dedos, aplique a mistura sobre todo o rosto e deixe agir pelo tempo que aguentar, não ultrapassando 20 minutos. Em seguida, retire com água fria. Após lavar o rosto, embeba uma bola de algodão na água de lavanda e passe pelo rosto para acalmar e refrescar a pele. Este peeling deve ser feito a cada 15 dias, até as manchas serem amenizadas. Mas vale lembrar que elas não somem por completo, pois isso só é possível através de uma descamação muito profunda nas camadas da pele, que apenas os dermatologistas estão capacitados a realizar.

Você encontra os óleos essenciais e vegetais na loja online www.armazemfrutodaterra.com.br puros e com garantia de procedência.


1,687 visualizações

©2019 por Armazém Fruto da Terra.  Imagens são de autoria de Armazém Fruto da Terra e estão protegidas pela lei de direitos autorais