top of page

Sugestão para você fazer suas Sinergias com Óleos Essenciais.

Atualizado: 21 de set. de 2019

“A medicina se fundamenta na natureza, a natureza é a medicina, e somente naquela devem os homens buscá-la. A natureza é o mestre do médico, já que ela é mais antiga do que ele, e ela existe dentro e fora do homem. (...) Podereis intitularvos doutores quando souberdes manejar cada substância para tirar dela o remédio adequado. A prática é indispensável; as teorias não bastam." (Paracelso) A aromaterapia (área de fitoterapia) nos permite tratar e amenizar diversas enfermidades e distúrbios físicos e psicológicos com as combinações de óleos essenciais ( sinergias e ou blends), segue algumas de minhas receitas preferidas e com elas é possível tratar de gripes, insônia, problemas dermatológicos ou até mesmo o desanimo e auxiliar na depressão. Peça sempre o auxilio de profissional terapeuta especializado para evitar efeitos indesejados. Lembre se que são apenas sugestões, verifique se é alérgico a algum componente e se há alguma reação alérgica ao usar. Nada substitui a orientação de seu médico. Em caso de patologias pré-existentes e descompensadas não utilizar sem autorização médica. Meu intuito é auxiliar na melhor de sua saúde e qualidade de vida.


Os AROMAS são um bônus a parte com estas sugestões!


ÓLEOS PARA A INSÔNIA É possível, através da aromaterapia, suavizar os sintomas de uma insônia crônica ou temporária. Alguns óleos têm profundo efeito nas emoções, trazendo a calma e reduzindo a ansiedade. Desta forma, o usuário é induzido ao sono sem maiores efeitos colateraisl. Segue algumas receitas:

→ No ambiente: Em um aromatizador elétrico, coloque 6 gotas de óleo essencial de laranja, completando o restante com água

.→ Em massagens: Misture 50 ml de óleo vegetal de germe de trigo + 25 gotas de óleo essencial de lavanda + 25 gotas de óleo essencial de laranja. Em seguida, massageie todo o corpo lentamente a fim de induzir ao relaxamento. Insista nas partes mais tensas e doloridas.

→ Nas plantas dos pés: Use esta mesma sinergia acima para aplicar com massagem suave nos dois pés, nas plantas deles. Insista nas partes mais doloridas e tensas.

→ No banho: Esfregue pelo corpo uma gota de óleo essencial de Salvia diluido em 5 ml de óleo vegetal, em banho morno.

→ Antes de dormir: Outra opção bastante eficaz é pingar 2 gotas de óleo essencial de Lavanda no travesseiro (uma de cada lado )antes de dormir.

ÓLEOS PARA A GRIPE Para o combate da gripe mal estar e inflamações de origem respiratórias, usaremos a aromaterapia baseada nos óleos essenciais de Eucalipto (antisséptico), Tea Tree (fungicida, bactericida, emoliente, antiinflamatório e cicatrizante) e o Óleo Essencial de Limão, tonificando o corpo como um todo.

→ No ambiente: Num aromatizador, coloque cinco gotas dos óleos essenciais de Limão, Tea Tree e Laranja.

→ No banho: É possível inalar a mesma receita utilizada no ambiente durante o banho, utilizando apenas 3 gotas para cada óleo.

→No inalador:Use 5 gotas do óleo de eucalipto e inale por 20 minutos após o banho.

→ Massagem: Em 10 ml de Óleo Vegetal de Sucupira coloque 5 gotas de Óleo Essencial de Eucalipto e 5 gotas de Óleo Essencial de Tea Tree e aplique nas plantas dos pés e no tronco anterior e posterior.

→SINERGIA TRATAMENTO DA SINUSITE Em 10 gramas de Gel neutro adicione +04 gotas de Óleo essencial Copaíba, +03 gotas de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta, + 03 gotas de Óleo Essencial de Eucalípto Glóbulos, esfregar entre as mãos e inalar várias vezes ao dia

→ÓLEOS PARA RELAXAMENTO os óleos essências de Lavanda, Laranja, Alecrim e Hortelã, são considerados analgésicos na aromaterapia, atuando diretamente nas terminações nervosas e aliviando a dor. Já os óleos de Lavanda e Laranja, também são sedativos e reduzem a hiperatividade do sistema nervoso. Outros óleos, como o Gerânio, Cipreste e Eucalipto são antiespasmódicos, acalmando os nervos musculares. Lembrando que, dependendo das combinações, alguns óleos apresentam mais de uma característica. Aprenda a aplicá-los com a finalidade de relaxamento:

→ Em massagens: 50 ml óleo vegetal de semente de uva + 25 gotas de Óleo Essencial de Lavanda + 5 gotas Óeo Essencial de Gerânio. Utilize também como alternativa, o Óleo Corporal de Palmarosa e o de Lavanda.

→ No banho: Coloque 10 gota de Óleo Essencial de Lavanda no sabonete liquido vegano (100 ml)e use a bucha vegetal, passando-a por todo o corpo. Caso tome banho de banheira, pode colocar 5 gotas de Óleo Essencial de Lavanda + 3 gotas de Óleo Essencial de Patchouli a cada 10 litros de água (diluidos em 10 ml de óleo Vegetal), misturando bem na água.

→ No ambiente: coloque 5 gotas de Óleo Essencial de Palmarosa num aromatizador elétrico, cobrindo o restante com água.

→ÓLEOS PARA TRATAR PELE SECA com o aumento da idade, problemas de pele como as rugas, descolorações, flacidez ou rompimentos de vasos podem surgir. Com as massagens baseadas na aromaterapia, aliadas ao estímulo da circulação facial, podem auxiliar na regeneração tecidual e a síntese de colágeno, trazendo novo viço a pele do rosto, pescoço e colo.

→ Uso tópico diário: Aplique no rosto todas as noites 50 ml de Óleo Vegetal de Semente de Uva + 10 gotas de Óleo Vegetal de Rosa Mosqueta + 20 gotas Óleo Essencial de Palmarosa, alternando com as seguintes misturas:

1. 50 ml de Óleo Vegetal de Germe de Trigo + 20 gotas de Óleo Essencial de Lavanda + 10 gotas de Óleo Essencial de Gerânio

2. 50 ml de Óleo Vegetal Amêndoa Doce + 10 gotas de Óleo Essencial de Patchouli + 20 gotas de Óleo Essencial de Lavanda + 10 gotas de Óleo Essencial de Alecrim. Para massagens corporais, as mesmas sinergias podem ser utilizadas. Antes da aplicação de uso tópico, é recomendado realizar o seguinte banho de vapor facial:

a). Adicione em uma bacia com 500 ml de água quente 7 gotas de Óleo Essencial de lLvanda + 7 gotas de Óleo Essencial de Gerânio

b). Cubra a cabeça com uma toalha, deixando o vapor desobstruir os poros do rosto. A cada 5 minutos, adicione 2 gotas de cada óleo, repetindo por 15 minutos

→ Máscara de argila: Use a argila da cor que preferir e conforme a necessidade de sua pele. Misture 1 colher de sopa cheia de argila + acrescente 3 a 4 colheres de sopa de chá da sua preferência frio, até ter uma pasta pronta, +1 colher de sopa de Óleo Vegetal de Castanha do Pará, +2 gotas de Óleo Essencial de Lavanda, +2 gotas de Óleo Essencial de Gerânio, +1 gota de óleo essencial de Patchouli,. Aplique a mistura no rosto, deixando agir por 20 minutos. Esta mascara é um potente tensor e regenerador facial.

→ Em compressa relaxante: Adicione 5 gotas de óleo essencial de lavanda em uma bacia com 20 ml de água morna. Embeba um chumaço de algodão e aplique no rosto durante 5 minutos. Repita até três vezes.Para fazer uso de compressa com frequência, você pode alternar com óleos como o gerânio, Patchouli e o Alecrim.


→ÓLEOS PARA DIFERENTES ESTADOS EMOCIONAIS


Alguns óleos são considerados antidepressivos, enquanto outros, tem propriedades ansiolíticas e relaxantes. Portanto, é necessário o acompanhamento de um terapeuta para avaliar qual mistura será eficaz, pois algumas pessoas podem apresentar diferentes comportamentos. Para cada caso, será usada uma mistura diferente. Veja a seguir a aplicação de alguns dos óleos essenciais mais utilizados:· Óleos sedativos: Lavanda e Laranja.· Óleos para melhorar o humor: Limão, Laranja, Gerânio e Palmarosa. Óleos ansiolíticos: Laranja, Cedro, Cipreste, Gerânio, Lavanda, Patchouli, e Palmarosa.

→ Em massagens:· Para ansiedade: 50 ml de óleo vegetal + 10 gotas de Óleo Essencial de Cedro + 10 gotas de Óleo Essencial de Lavanda + 10 gotas de Óleo Essencial de Cipreste.·

Apatia: 50 ml de Óleo Vegetal + 25 gotas de Óleo Essencial de Alecrim + 5 gotas de óleo Essencial de Patchouli.

→Melancolia: 50 ml de Óleo Vegetal + 20 gotas de Óleo Essencial de Lavanda + 10 gotas de Óeo Essencial de Laranja + 5 gotas de Óeo Essencial de Hortelã Pimenta.·

→Irritabilidade: 50 ml de Óleo Vegetal + 20 gotas de Óleo Essencial de Lavanda + 10 gotas de Óleo Essencial de Cpreste.

→Fadiga mental: 50 ml de Óleo Vegetal + 10 gotas de Óleo Essencial de Hortelã- Pimenta + 15 gotas de Óleo Essencial de Lavanda + 5 gotas de Óleo Essencial de Alecrim.

→ No banho: Coloque 10 gotas do Óleo Essencial de Salvia Sclarea no sabonete liquido neutro e massageie o corpo com a bucha.

→Sinergia Energizante 50 ml de Óleo de Semente de Uva + 8 gotas de Óleo Essencial de Alecrim + 8 gotas de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta + 8 gotas de Óleo Essencial de Cedro + 8 gotas de Óleo Essencial de Laranja.

→Sinergia para Mulher 50 ml de Óleo Vegetal de Germe de Trigo + 10 gotas de Óleo Essencial de Patchouli, + 8 gotas de Óleo Essencial de Gerânio, + 8 gotas Óleo Essencial de Lavanda, + 8 gotas Óeo Essencial de Palmarosa. Auxilia nas mudanças de humor, estresse, tristeza, traz sensação de conforto, acolhimento e aconchego.Todos os produtos relatados acima estão a venda na loja virtual no site: www.armazemfrutodaterra.com.br.




4.085 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page