top of page

Óleo Resina Vegetal de Copaiba (Copaífera officinalis)

Atualizado: 25 de nov. de 2020

A Copaíba é uma árvore pertencente ao gênero Copaifera, e é nativa da América Latina.

No Brasil é uma das árvores mais conhecidas da Amazônia, onde é chamada de “antibiótico da mata”, em menção à sua ampla atuação terapêutica.

O Brasil conta com três espécies e todas elas basicamente tem o mesmo efeito terapêutico, mudando apenas a aparência e consistência de acordo com a região e época do ano.

Uma pesquisa mostra que há atualmente aproximadamente 52 mil estudos no google científico sobre esta maravilha da natureza. Sua composição é em média 72% de sesquiterpenos (hidrocarbonetos) e 28% de diterpenos (ácidos carboxílicos), que são substâncias com efeito anti-inflamatório e analgésico. Os principais sesquiterpenos encontrados no óleo-resina são o β-cariophileno, Alfa- cariophileno e oxido cariophileno responsáveis pela ação anti-inflamatória, e antiedêmica, e o β-bisaboleno, com ação analgésica. Já os diterpenos presentes no óleo de copaíba são os responsáveis pela maioria de suas propriedades terapêuticas. Entre eles estão o ácido copaífero, ácido copálico, ácido calavênico e colavenol. O ácido copálico é conhecido como marcador de copaíba, pois é um componente presente em qualquer óleo de copaíba independente do tipo de solo ou de árvore.


Benefícios do óleo de copaíba


Dentre os diversos benefícios do óleo de copaíba para a saúde estão os seguintes:

Potencial anti-inflamatório de amplo espectro, analgésico, protetor de mucosas em geral (oral, gástrica, intestinal, vaginal, etc.).

Antitumoral:

Reumatismo e Dores Musculares: A massagem com o óleo de copaíba ativa a circulação sanguínea, aliviando dores, reumatismo e inflamações. Também auxilia no tratamento de gota;

Doenças de pele: como anti-inflamatório aplicado topicamente sobre a região afetada, auxilia no tratamento das dermatites, urticárias, psoríase, acnes, herpes, feridas, leishmaniose, picadas de insetos ; como anti hemorrágico ajuda a estancar cortes e feridas.

Na pele, pode auxiliar na eliminação e redução de cicatrizes, celulites e estrias.

Se aplicado em regiões com marcas e manchas, o óleo de copaíba auxilia no clareamento quando misturado com outros óleos vegetais, como o de rosa mosqueta. É um óleo emoliente, auxiliando na hidratação e maciez da pele, além de regenerar o colágeno, melhorando a elasticidade da pele e deixando-a com aspecto firme e jovem.

Nos cabelos, também possui benefícios, razão pela qual o óleo de copaíba é utilizado pela indústria cosmética na fabricação de perfumes, xampus e cremes hidratantes. Ele equilibra a oleosidade, trata micoses, caspas e seborreia do couro cabeludo. Protege os cabelos tingidos e deixa os fios brilhantes e macios. Pode ser utilizado puro ou em gel para aplicação local.

Para uso correto e seguro do Óleo Vegetal de Copaíba, de modo a proporcionar melhores resultados, é preciso a orientação de um profissional da saúde para que possa avaliar e acompanhar cada caso, verificar possíveis contraindicações como hipersensibilidade, condições de saúde, interação com outros produtos /medicamentos, período de gestação ou amamentação, entre outros aspectos.

Uma pesquisa da Universidade Federal de Goiás observou que o óleo usado de forma indevida conta com uma série de substâncias tóxicas e ainda pode levar a quebra de cromossomos.


Consulte seu médico e veja de que forma o Óleo de Copaíba pode melhorar seu bem-estar. O Armazém Fruto da Terra não se responsabiliza pelo uso indevido do produto.


227 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page