top of page

Saiba montar uma boa Sinergia com Óleos Essenciais

Atualizado: 21 de set. de 2019

Depois do perfume pessoal que tal montar suas "Sinergias" que são as combinações harmônicas de óleos essenciais para promover um efeito específico sobre o organismo como; detox, revitalização, relaxamento, tônus, energia, etc.


Quero compartilhar os conceitos básicos de mistura de óleos essenciais para que você possa experimentar está forma incrível de potencializar ainda mais os efeitos dos óleos pois, quando falamos de óleos essenciais 1+1 não é 2 pois, os componentes somados dão uma composição mais concentrada e alcançam uma maior abrangência.


Óleos essenciais são substâncias que carregam de forma extremamente concentrada as moléculas aromáticas produzidas pelas plantas para diversos fins, (atração, repelencia, etc...) e é isso que lhes confere uma enorme capacidade terapêutica. Por isso, mesmo 100% natural e 100% puro, não significa que não possam causar danos.

A melhor forma de aproveitar seus benefícios é com um uso responsável, seguro e consciente.

O desafio é fazer um preparado que tenha uma quantidade mínima de OE mas, suficiente para que seja eficiente e segura, que evite reações alérgicas e sensibilidades.


Na aromatologia o menos é mais e nosso organismo quando sente um pequeno estimulo tem condições de reconhecer e reagir de forma satisfatória e gradativa, mas quando recebe um grande estimulo tende a reagir de forma mais reativa, protetiva. (pense nisto na hora de preparar).


O primeiro passo é escolher os óleos essenciais com as propriedades que você deseja alcançar, exemplo; Estou me sentindo cansada (o), por isso preciso de um óleo energizante, estimulante, (Alecrim, Salvia, Laranja, Eucalipto, Capim-limão, Hortelã-pimenta, Manjericão, Cipreste, Limão, Gengibre, etc,.)

Todos eles tem propriedades estimulantes, mas, são bem diferentes, qual deles usar???.


Você tem óleos fortes como Alecrim, Eucalipto, Hortelã e óleos mais doces como Salvia, Laranja...

Neste link tem um resumo dos principais Óleos Essenciais ; https://www.armazemfrutodaterra.com.br/post/resumo-pratico-dos-%C3%B3leos


neste link tem alumas ideias de Sinergias


Mas, calma que há classificação por categorias e notas de óleos essenciais e são agrupados com base em seus aromas.


Os óleos da mesma categoria tendem a se misturar bem juntos, mas você também pode misturar e combinar as categorias abaixo:

Floral – lavanda, camomila, gerânio, ... Terra – patchouli, sálvia, gengibre, ... Herbal – manjericão, alecrim, tea tree, citronela ... Mentolado – hortelã-pimenta, ... Cânfora – eucalipto, tea tree, hortelã-pimenta, alecrim, ... Picante – cravo, canela, gengíbre, ... Oriental – gengíbre, patchouli, ... Cítrico – laranja, tangerina, limão, citronela ... Madeira – sândalo, cedro, canela, cipreste, cravo, ...


Misturas e Combinações


Florais misturam bem com picantes, cítricos e madeira. Madeiras misturam bem com todas as categorias e geralmente servem de base. Picantes combinam com óleos florais, orientais e cítricos. Orientais misturam bem com florais, orientais e cítricos. Herbal misturam bem com madeira e mentolados. Cítricos combinam com florais, madeira, mentolados, picantes e orientais. Cânfora combinam com óleos madeira. Terra misturam bem com madeira e mentolados. Mentolado mistura bem com madeira, terra, herbal e cítrico.


Outra forma de classificação é a nota de um óleo essencial que se baseia na rapidez com que se evapora. Quando você coloca uma mistura de óleos em sua pele, ele vai cheirar de uma maneira, mas 3 horas mais tarde pode cheirar de outra maneira porque alguns dos óleos em sua mistura evaporaram. Essas notas são baseadas na escala musical e são referidas como notas superiores, notas médias e notas da base.

Em geral

Nota superior: cítricos, mentolados e canforados. Nota média: florais, orientais e herbáceas. Nota da base: amadeirados, terrosos, resinosos, abaunilhados. Notas Superiores 30% - : tangerina, citronela, eucalipto, limão, capim-limão, hortelã-pimenta, laranja, ... Notas Médias 50% -: cipreste, canela, lavanda, gerânio, tea tree, alecrim, manjerona, tomilho, sálvia, ... Notas da Base 20% - : gengibre, patchouli, sândalo, cedro, copaíba, cravo, ...


Exemplo de combinação de óleos essenciais seguindo os critérios dos pontos acima: 30% laranja (cítrico) 50% lavanda (floral) 20% cravo (amadeirado)

Após misturar os óleos essenciais escolhidos é importante que você deixe eles descansando por 24-48 horas, para então adicioná-los a um óleo vegetal carreador (Óleos Vegetais prensados a frio como Amêndoa Doce, Andiroba, Buriti, Coco, Copaíba, Castanha do Pará, Germe de Trigo, Gergelim, Jojoba, Linhaça, Palmiste, Ricino, Rosa Mosqueta, Semente de Uva, Sucupira ou qualquer outro da sua preferencia ou região), para fazer uso seguro da sua Sinergia. Atualmente temos 15 óleos Vegetais diferentes na nossa loja online porque são os mais completos para cada objetivo, um é emoliente, outro nutritivo, outro analgesico e até temos óleos que são antibioticos. Vou escrever sobre a escolha dos óleos mais adequados para cada situação.

Segurança e responsabilidade são os primeiros passos para usufruir de todos os benefícios que os óleos essenciais oferecem, então sempre dilua! Em caso de tratamento específico, busque um(a) profissional com capacitação adequada em aromaterapia e auxílio médico se for o caso!


O próximo tema é como fazer a diluição segura no óleo carreador...pois embora já tenha gravado vídeo com as orientações é sempre bom voltar neste assunto.


Espero que seja útil na caminhada em busca da saúde de maneira natural!

Mas se ainda assim preferir, temos sinergias prontas para toda a família e situações....


11.223 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page